30 de jun de 2016

Terço poderoso das Santas Chagas de Jesus


No Antigo testamento, está escrito em Isaías 53, 4-5(2):
Em verdade, ele tomou sobre si nossas enfermidades, e carregou os nossos sofrimentos: e nós o reputávamos como um castigado, ferido por Deus e humilhado. Mas ele foi castigado por nossos crimes, e esmagado por nossas iniquidades; o castigo que nos salva pesou sobre ele; fomos curados graças às suas chagas.
Esta graça profetizada, associada à Palavra de Jesus Cristo, em todos os Evangelhos (Mt 21,22(3); Mc 11,24(4); Lc 11,9(5) Jo 14,14(6)), de que Ele dará o que Lhe for pedido em oração, nos dá a certeza de que seremos ouvidos e atendidos por Deus neste terço.


Jesus realçou, no Evangelho de Mateus(3) e Marcos(4), que é preciso orar com fé, crendo que se receberá o que está sendo pedido. Sendo assim: devemos rezar este terço confiantes de que Jesus levará ao Pai as nossas preces, através das suas Santas Chagas.


Este terço tem aprovação da Igreja Católica. A veneração da paixão de Cristo, através do Terço das Santas Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo, foi concedida, por decreto da Congregação para a Doutrina da fé, em 23 de março de 1999, às religiosas dos mosteiros da Visitação de Santa Maria(7), com a oração seguinte:
Terço das Santas Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo

Começa-se com o Sinal-da-cruz
Reza-se o Credo:(8)
Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra; E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há-de vir a julgar os vivos e os mortos.Creio no Espírito Santo; na santa Igreja Católica; na comunhão dos Santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; e na vida eterna. Amém.
E, as orações seguintes:
I - Oh! Jesus, Divino Redentor, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.
R./ Amém.
II - Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro.
R./ Amém.
III - Oh! Pai Eterno, tende misericórdia de nós, pelo sangue de Jesus Cristo, Vosso Filho Unigênito; tende misericórdia de nós, Vos suplicamos.
R./ Amém.
Em lugar do Pai-Nosso (nas contas grandes), reza-se:
Pai Eterno, eu Vos ofereço as Santas Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo. R./ Para curar as de nossas almas. (1)
Em lugar de cada Ave-Maria (nas contas pequenas)
Meu Jesus, perdão e misericórdia. R./ Pelos méritos de vossas Santas Chagas.(1)
Ao terminar o Terço, rezar 3 vezes:
Pai Eterno, eu Vos ofereço as Santas Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo. R./ Para curar as de nossas almas. Amém. (1)
Lembre-se, por fim, de agradecer a Deus pela graça que vai receber. E divulgue esta devoção. Jesus, ao se manifestar à irmã Maria Marta Chambon(9), revelou que:
"Concederei tudo quanto me pedirem com a invocação de minhas Chagas. Obtereis tudo, porque o mérito de meu Sangue é de um preço infinito. Com meu Coração e minhas Chagas podeis conseguir tudo.Este Rosário de Misericórdia faz contrapeso à Minha justiça. A cada palavra Eu deixo cair uma gota de Meu Sangue, sobre a alma de um pecador. É necessário propagar esta devoção. "
Notas
  1. Jesus, autor das jaculatórias recitadas no terço
  2. Bíblia Católica, Is 53, 4-5. Disponível em: http://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/isaias/53/
  3. Bíblia Católica Mt 21,22 Disponível em: http://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-mateus/21/
  4. Bíblia Católica, Mc 11,24 Disponível em: http://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-marcos/11/
  5. Bíblia Católica, Lc 11,9 Disponível em: http://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-lucas/11/
  6. Bíblia Católica, Jo 14,14. Disponível em: http://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-joao/14/
  7. Ordem da Visitação de Santa Maria, Ir Marie-Marthe:Terço das Santas Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo Chambonhttp http://www.monjasvisitandinas.com.br/mosteiro/ir-martha-chambon/ Acesso em 30/06/2016.
  8. Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, primeira parte, primeira secção, capítulo terceiro, segunda secção. Disponível em: http://www.vatican.va/archive/compendium_ccc/documents/archive_2005_compendium-ccc_po.htmAcesso em 30/06/2016.
  9. Gloria TV, Aparições de Jesus à irmã Marta Chambom (artigo). Disponível em: https://gloria.tv/article/tNBm7LxzYcg21S6RvKNhwKXeh/language/cjiDuzewkqYN2P7CWc7BXyXs4 Acesso em 30/06/2016.
  10. Desconheço a autoria da Imagem

Autoria: Betania Tavares.



2 comentários:

  1. Maravilhoso esse terço. Estou devota das Santas Chagas de Nosso senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.