27 de jul de 2016

O Conhecimento da Verdade é tudo que precisamos


Irmãos, poucos se põe a meditar na importância do Conhecimento da Verdade e do conhecimento de Deus. Tal matéria é a essência da Vida Eterna, como o próprio Jesus nos diz e vamos ver abaixo. É a essência do nosso relacionamento com Deus.

A palavra "conhecimento" na bíblia significa uma intimidade profunda, um conhecimento íntimo, uma união de conhecimento mútuo e amor partilhado.

Deus é a verdade. O próprio Jesus insistiu que Ele é a Verdade e que sua missão é dar testemunho dela:

"Jesus lhe respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim."
João 14,6

Jesus nos disse sobre sua missão e quais são os que o ouvem:

"Sim, Eu sou rei. É para dar testemunho da verdade que nasci e vim ao mundo. Todo o que é da verdade ouve a minha voz."
João 18,37





Infelizmente muitos cristãos ignoram ou rejeitam a importância da Verdade nos dias atuais. Falam muito de amor e caridade, mas se esquecem que o fundamento do verdadeiro amor tem que ser construído na verdade. Qualquer amor que for fundamentado na mentira não será mais verdadeiro amor, mas corrupção de toda espécie. Portanto o filtro da verdade é essencial para viver e experimentar a genuína Misericórdia, o genuíno amor. Nesta ditadura do relativismo no qual estamos absorvidos a verdade tem sido cada vez mais "caçada" como algo proibido.




Claríssimo é a conclusão de São Paulo:

"Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade."
1 Timóteo 2,3-4



Buscando a Deus encontraremos a verdade. Mas o contrário também é verdadeiro: buscando a verdade, encontraremos Deus.

Veja o que nos diz a Santa Edith Stein, (Santa Benedita da Cruz), Filosofa e padroeira da Europa:
"Quem procura a verdade, consciente ou inconscientemente, procura a Deus"

Conhecer a verdade é conhecer a Deus...

E conhecer a verdade, conhecer a Deus é o nosso fim último, nossa vida eterna...

Isso é tão, tão, tão verdade irmãos, que veja o que mais nos diz o próprio Jesus em oração ao Pai:

"Dei-lhes a tua palavra, mas o mundo os odeia, porque eles não são do mundo, como também eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas sim que os preserves do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou do mundo. Santifica-os pela verdade. A tua palavra é a verdade."
João 17,14-17



"Ora, a vida eterna consiste em que conheçam a ti, um só Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo que enviaste."
João 17,3

E o livro de Sabedoria explica numa oração tudo isso de forma simples e clarissimamente:

"Porque conhecer-vos é a perfeita justiça, e conhecer vosso poder é a raiz da imortalidade."
Sabedoria 15,3



O mundo se perde por falta de conhecimento e por esquecimento dos ensinamentos do Senhor:

"Ouvi a palavra do Senhor, filhos de Israel! Porque o Senhor está em litígio com os habitantes da terra. Não há sinceridade nem bondade, nem conhecimento de Deus na terra. Juram falso, assassinam, roubam, cometem adultério, usam de violência e acumulam homicídio sobre homicídio. Por isso, a terra está de luto e todos os seus habitantes perecem; os animais selvagens, as aves do céu, e até mesmo os peixes do mar desaparecem. Entretanto, ninguém poderá acusar (o povo), nem o repreender, mas eu censuro a ti, ó sacerdote. Tu tropeçarás em pleno dia, assim como o profeta durante a noite. Far-te-ei perecer, porque meu povo se perde por falta de conhecimento; por teres rejeitado a instrução, excluir-te-ei de meu sacerdócio; já que esqueceste a lei de teu Deus, também eu me esquecerei dos teus filhos."
Oséias 4,1-6



O mais importante para Deus é o conhecimento Dele:

"...eu quero o amor mais que os sacrifícios, e o conhecimento de Deus mais que os holocaustos."
Oséias 6,6

O Senhor prometeu há centenas de anos antes que, em Jesus, nos prepararia o coração para melhor conhecê-lo:

"Dar-lhes-ei um coração capaz de conhecer-me e de saber que sou eu o Senhor. Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus porque de todo o coração se voltarão a mim."
Jeremias 24,7

E quem O conhece não se engana:

"Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim, como meu Pai me conhece e eu conheço o Pai."
João 10,14-15

Para terminar cito aqui este versículo em que fica claramente exposto que a missão de Jesus foi nos colocar predispostos para conhecer a verdade e que nisto se resume a vida eterna e o verdadeiro Deus:


"Sabemos que somos de Deus, e que o mundo todo jaz sob o Maligno. Sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento para conhecermos o Verdadeiro. E estamos no Verdadeiro, nós que estamos em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna."
1 João 5,19-20


Hoje mais do que nunca precisamos de Guerreiros da Verdade neste mundo mal e mentiroso...















Um comentário:

  1. Qto mais conhecemos a Deus mais nos apaixonamos por Ele! Parabéns a missão, texto muito claro e os textos bíblicos aprofundam ainda mais o estudo. Deus abencoe!

    ResponderExcluir

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12