29 de set de 2016

Oração aos Arcanjos São Gabriel, São Miguel e São Rafael

Hoje, a Igreja Católica festeja a memória dos arcanjos São Gabriel, São Miguel e São Rafael. Eles são expressamente nomeados na Bíblia:
Gabriel está presente no Evangelho2 de São Lucas 1, 19, quando faz o anúncio do nascimento de João Baptista: "...Eu sou Gabriel; assisto diante de Deus e fui enviado para anunciar-te essa boa nova" bem como está presente em Lucas 1,26-28: "o anjo Gabriel foi enviado por Deus (...) a uma virgem (...) e o nome da virgem era Maria. Entrando onde ela estava, disse-lhe: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor é contigo". "A saudação do anjo Gabriel abre a oração da Ave-Maria. É o próprio Deus que, por intermédio de seu anjo, saúda Maria."(CIC 2676).1
Na Bíblia2, em Daniel 10,13, Miguel é denominado "príncipe". Em Daniel 12, 1 está escrito que ele se conserva "junto dos filhos do teu povo"; Em Judas 1,9, disputa o corpo de Moisés com o diabo e Em Apo 12,7-9, luta com seus anjos contra o diabo e os anjos maus e os vence.
Rafael se revela no livro de Tobias 12,15 "Eu sou Rafael., um dos sete anjos que estão sempre presentes e têm acesso junto à Glória do Senhor"2.

Ao vermos a terceira hierarquia dos anjos, já conhecemos um pouco mais destes arcanjos. Então, hoje compartilho com você a oração de cada um deles:

Oração a São Rafael Arcanjo
"Glorioso Arcanjo São Rafael, que vos dignastes tornar a aparência de um simples viajante para vos fazer o protetor do jovem Tobias. Ensinai-nos a viver sobrenaturalmente elevando sem cessar nossas almas, acima das coisas terrenas.
Vinde em nosso socorro no momento das tentações e ajudai-nos a afastar de nossas almas e de nossos trabalhos todas as influências do inferno.
Ensinai-nos a viver neste espírito de fé que sabe reconhecer a misericórdia Divina em todas as provações e as utilizar para a salvação de nossas almas.
Obtende-nos a graça de uma inteira conformidade à vontade Divina, seja que ela nos conceda a cura dos nossos males ou que recuse o que lhe pedimos.
São Rafael guia protetor e companheiro de Tobias, dirigi-nos no caminho da salvação, preservai-nos de todo perigo e conduzi-nos ao Céu.
Assim seja."

Oração a São Gabriel Arcanjo


"Vós, Anjo da encarnação, mensageiro fiel de Deus, abri os nossos ouvidos para que possam captar até as mais suaves sugestões e apelos de graça emanados do coração amabilíssimo de Nosso Senhor. Nós vos pedimos que fiqueis sempre junto de nós para que, compreendendo bem a Palavra de Deus e Suas inspirações, saibamos obedecer-lhe, cumprindo docilmente aquilo que Deus quer de nós. Fazei que estejamos sempre disponíveis e vigilantes. Que o Senhor, quando vier, não nos encontre dormindo.
São Gabriel Arcanjo, rogai por nós. Amém."







Oração a São Miguel Arcanjo





"Glorioso Príncipe do Céu, protetor das almas, vos chamo para que me livre de toda adverside todo pecado, fazendo-me progredir no serviço de Deus conseguindo-me a graça da perseverança final, que me faça gozá-la na vida eterna.
Amém."









Notas
1.http://catecismo-az.tripod.com/conteudo/a-z/a/anjo.html 
2. Bíblia de Jerusalém SP, Paulus, 2012. 8ª impressão : Tobias 12,15 (pg 677); Daniel 10,13 (pg. 1574); Daniel 12,1(pg. 1578); Lucas 1,13 (pg. 1786); Lucas 1,26 (pg 1787); Judas 1,9 (pg. 2137) e Apo 12,7-9 (pg. 2154).
3. Site da Arquidiocese de Natal: Orações de São Miguel Arcanjo e São Rafael Arcanjo. Disponível em: http://arquidiocesedenatal.org.br/secoes/santos-e-anjos 
4. Portal Padre Reginaldo Manzotti: Oração de São Gabriel Arcanjo. Disponível em http://www.padrereginaldomanzotti.org.br/capela_virtual/oracao_conforto/oracoes/sao-gabriel-arcanjo.html

Veja também a "Oração a Cristo" de Papa Paulo VI; a "Oração à Virgem Imaculada" de Papa Pio XII; a "Oração a São Miguel Arcanjo", de Papa Leão XIII. E  como Jesus orou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.