30 de nov de 2016

Advento: tempo de purificação

No domingo passado, dia 27 de novembro, começamos o Ano Novo Litúrgico da Igreja Católica, no qual as quatro semanas antes do Natal formam o tempo do Advento. E é nessa época do advento que nos preparamos para comemorar a primeira vinda de Jesus, na expectativa da segunda vinda do Senhor.

E, como em toda comemoração, esse tempo antes do Natal exige preparativos tanto conosco como com o que cerca o evento. E mais do que se preocupar com a ceia, os presentes, as roupas, cabelo, a decoração dos ambientes, devemos pensar primeiro em agradar o Aniversariante (Jesus), em querer estar perto dEle.

Mas, como fazer isso? fazendo penitência.

Sim. É isso mesmo. A penitência é agradável a Deus. "O próprio Jesus não inicia o seu ministério com a imediata revelação das sublimes verdades da fé, e sim com o convite a purificar a mente e o coração de tudo o que pudesse impedir o frutuoso acolhimento da boa-nova"1.

Jesus começou a pregar dizendo: "Fazei penitência, pois o Reino dos céus está próximo."(Mt 4,17)3.

Comecemos também o Advento atendendo a este chamado de Jesus, fazendo a penitência interior com "o arrependimento e a purificação dos próprios pecados, o que especialmente se obtém com uma boa confissão e comunhão (...) Vãs seriam, com efeito, as obras exteriores de penitência se não fossem acompanhadas da limpeza interior da alma e do sincero arrependimento dos próprios pecados."1. 

Pelo Sacramento da Penitencia, ficamos bem próximos a Jesus pois se "obtêm da misericórdia de Deus o perdão da ofensa a Ele"(CIC 1422)2, e se "realiza sacramentalmente o apelo de Jesus à conversão (Cf. Mc 1, 15) e o esforço de regressar à casa do Pai (Cf. Lc 15, 18) da qual o pecador se afastou pelo pecado."(CIC 1423)2.

Mas, além desse aproximar de Jesus pelo Sacramento, podemos agradá-lo também  através dos atos de penitência do jejum, da oração e da esmola, que, segundo o Catecismo da igreja Católica (CIC 1434)2, exprimem a conversão, em relação a si mesmo, a Deus e aos outros" respectivamente. 

Vejamos cada um deles separadamente, com o propósito de praticá-lo:

Oração
Recomendação de Jesus: "Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mt 26,41). "Quando orardes, não façais como os hipócritas, que gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á. Nas vossas orações, não multipliqueis as palavras, como fazem os pagãos que julgam que serão ouvidos à força de palavras. Não os imiteis, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes que vós lho peçais." (Mt 6, 5-8).
Ações a praticar:
  • Fazer uma hora de adoração ao Santíssimo Sacramento. 
  • Assistir à Missa com atenção.
  • Fazer pequenas orações durante o dia: ao acordar; às refeições; no inicio e no término de cada trabalho ou estudo; ao dormir. 
  • Louvar e agradecer a Deus por tudo.
  • Rezar o Terço Mariano ou o Terço da Misericórdia
  • Ler a Bíblia e meditar sobre o que leu. 
 Jejum
Recomendação de Jesus: "Quando jejuardes, não tomeis um ar triste como os hipócritas, que mostram um semblante abatido para manifestar aos homens que jejuam. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. Quando jejuares, perfuma a tua cabeça e lava o teu rosto. Assim, não parecerá aos homens que jejuas, mas somente a teu Pai que está presente ao oculto; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á." (Mt 6,16-18).
Ações a praticar: 
  • Retirar da alimentação os alimentos que dão prazer como: sobremesas, frituras, assados, sanduíches, vinho, cerveja, café, etc. 
  • Alimentar-se de frutas, legumes, verduras, cereais, vegetais, hortaliças. 
  • Beber água ao invés de suco ou refrigerante. 
  • Fazer refeições sem exageros.
 Esmolas
Recomendação de Jesus: "Guardai-vos de fazer vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Do contrário, não tereis recompensa junto de vosso Pai que está no céu. Quando, pois, dás esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa.Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita. Assim, a tua esmola se fará em segredo; e teu Pai, que vê o escondido, recompensar-te-á. (...)Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam. Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam. Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração." (Mt 6,1-4 e 19-21).
Ações a praticar
  • Ajudar os pedintes. 
  • Doar roupas, sapatos e objetos que não se usa há mais de um ano. Essa doação pode ser entregue ao grupo dos Vicentinos das paróquias. 
  • Doar alimentos para asilos e creches.
  • Pegar uma cartinha nos Correios e realizar um sonho de uma criança neste Natal.

A prática da penitencia além de ser uma forma de agradar a Deus, contribui para o desenvolvimento de virtudes como temperança (que promove o autocontrole), fortaleza (que faz resistir diante das dificuldades), justiça (que promove a paz e dá a cada um conforme o que lhe é devido), prudência ( que evita erros e perigos), humildade (que permite reconhecer as próprias fraquezas), paciência (que promove autocontrole emocional), perseverança ( que faz ter constância nas ações e não desistir diante das dificuldades), esperança (que faz acreditar que algo vai acontecer) e fé (ter certeza do que se espera), as quais nos tornam pessoas melhores e mais felizes. 

Ao sairmos do egocentrismo para o Cristocentrismo, possibilitamos a existência não somente de um Advento cheio de graças e de um Natal feliz com Jesus mas também de um Ano Todo de bênçãos.

Feliz Advento! Feliz Natal!

Notas
1.Papa João XXIII, Carta encíclica Paenitentiam Agere (1º de julho de 1962). Disponível em: https://w2.vatican.va/content/john-xxiii/pt/encyclicals/documents/hf_j-xxiii_enc_01071962_paenitentiam.html
2. Catecismo da Igreja católica (CIC), parágrafos 1422, 1423 e 1434. Disponível em:  http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p2s2cap1_1420-1532_po.html
3. Bíblia Sagrada, Evangelho de São Mateus, capítulos 1,4, 6, 22 e 26. Disponível em: http://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-mateus/









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.