16 de nov de 2016

Aprendendo a orar como Jesus - 4





A oração deve estar presente nos momentos decisivos, nos eventos importantes da vida - E esta oração tanto poder acontecer antes como durante ou depois dos acontecimentos. Assim Jesus fez:

Antes de momentos decisivos da sua missão
"A oração de Jesus antes dos acontecimentos da salvação de que o Pai O encarrega, é uma entrega humilde e confiante da sua vontade à vontade amorosa do Pai."(CIC 2600)1. Jesus ora em Seu batismo antes de o Pai dar testemunho d'Ele ( Lc 3, 21); Ora antes de sua Paixão (Lc 22, 41-44).

Jesus ora também antes dos momentos decisivos que vão determinar a missão dos seus Apóstolos: ora "antes de escolher e chamar os Doze (Lc 6, 12), antes de Pedro O confessar como o «Cristo de Deus» (Lc 9, 18-20) e para que a fé do chefe dos Apóstolos não desfaleça na tentação (Lc 22, 32)."(CIC 2600)1

Durante os eventos importantes de sua vida - Jesus orou durante a transfiguração ("Enquanto orava, transformou-se o seu rosto e as suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura" - Lc 9,29); enquanto ressuscitava Lázaro ("Levantando Jesus os olhos ao alto, disse: Pai, rendo-te graças, porque me ouviste. Eu bem sei que sempre me ouves, mas falo assim por causa do povo que está em roda, para que creiam que tu me enviaste. Depois destas palavras, exclamou em alta voz: Lázaro, vem para fora!" - Jo 11, 41-43); na hora da Sua angústia ("Ele entrou em agonia e orava ainda com mais instância, e seu suor tornou-se como gotas de sangue a escorrer pela terra" - Lc 22,44); na hora da Sua morte ("Jesus deu então um grande brado e disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, dizendo isso, expirou" - Lc 23,46).

Após os acontecimentos - Jesus subiu ao monte para orar depois que despediu o povo que tinha presenciado a multiplicação dos pães e dos peixes; orou quando sua obra terminou ("Eu te glorifiquei na terra. Terminei a obra que me deste para fazer" - João 17,4).

Nota
1. Catecismo da Igreja Católica, parágrafos 2599. Disponível em: http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p4s1cap1_2566-2649_po.html

3< >5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.