16 de nov de 2016

Aprendendo a orar como Jesus - 7

A trindade Santa: Pai, Filho e Espírito Santo estão presentes na oração ensinada por Jesus

Jesus nos ensinou a chamar Deus de Pai na oração: "Eis como deveis rezar: Pai Nosso, que estais no céu, santificado seja o vosso nome" (Mt 6,6); "Quando orardes, dizei: Pai" (Lc 11, 2). E, além de estimular a confiança no Pai, incentivou também a haver uma audácia filial: "Tudo o que pedirdes na oração, acreditai que já o alcançastes" (Mc 11, 24). "Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto"(Mt 7,7).

Jesus também ensinou a orar em Nome dEle - "tudo o que pedirdes ao Pai em meu Nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho."(João 14, 13); "Até agora não pedistes nada em meu nome. Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja perfeita."(João 16, 24).

"Em Jesus, «o Reino de Deus está perto»"(CIC 2612)1. "O Filho bem-amado nos franqueia o acesso até junto do Pai. Ele pode pedir-nos que «procuremos» e «batamos à porta», porque Ele próprio é a porta e o caminho (Mt 7, 7-11.13-14)."(CIC 2609)1.

Os discípulos de Jesus oravam diretamente a Ele, como constatamos com Estêvão ("E apedrejavam Estêvão, que orava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito." - Atos 7,59); com Paulo ("Voltou-se para ela e disse ao espírito: Ordeno-te em nome de Jesus Cristo que saias dela. E na mesma hora ele saiu." - Atos 16,18) e com João ("Vem, Senhor Jesus!" - Apoc 22:20). "Em comunhão com o Mestre, a oração dos discípulos é um combate"(CIC 2612)1.

Jesus também ensinou a pedir o Espirito Santo: "Se um filho pedir um pão, qual o pai entre vós que lhe dará uma pedra? Se ele pedir um peixe, acaso lhe dará uma serpente? Ou se lhe pedir um ovo, dar-lhe-á porventura um escorpião? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedirem."(Lc 11, 9-13).

Segundo o Catecismo da Igreja Católica (CIC 2670)2, "Cada vez que começamos a orar a Jesus, é o Espírito Santo que, por sua graça proveniente, nos atrai ao caminho da oração. Se Ele nos ensina a orar recordando-nos Cristo, como não orar a Ele mesmo? Por isso, a Igreja nos convida a implorar cada dia o Espírito Santo, sobretudo no início e no fim de toda ação importante".

"A forma tradicional para pedir a vinda do Espírito Santo é invocar o Pai por Cristo, nosso Senhor, para que nos dê o Espírito Consolador. Jesus insiste nesse pedido em seu nome exatamente no momento em que promete o dom do Espírito de Verdade. Mas a oração mais simples e mais direta é também tradicional: "Vinde, Espírito Santo", e cada tradição litúrgica a desenvolveu em antífonas e hinos: 
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo de vosso amor.

Rei celeste, Espírito Consolador, Espírito de Verdade, presente em toda parte e plenificando tudo, tesouro de todo bem e fonte da Vida, vinde, habitai em nós, purificai-nos e salvai-nos, ó Vós, que sois bom!" (CIC 2671)2
Ainda segundo o CIC, a prece pode ser repetitiva - "Deixou-os e foi orar pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras." (Mt 26, 44) O pedido insistente dos cegos: "Filho de Davi, tem compaixão de nós" (Mt 9,27)ou "Filho de Davi, tem compaixão de mim" (Mc 10,47) foi retomado na tradição da Oração a Jesus: "Jesus Cristo, Filho de Deus, Senhor, tem piedade de mim, pecador!"(CIC 2616)1. 

Nota

1. Catecismo da Igreja Católica, parágrafos 2609, 2612. Disponível em: http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p4s1cap1_2566-2649_po.html
2. Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 2670. Disponível em: http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p4s1cap2_2650-2696_po.html

6 < > 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.