22 de nov de 2016

Por que há água benta na entrada da igreja?

Quem responde a esse questionamento é José Antônio Fortea, sacerdote e teólogo espanhol:
"A purificação com água benta acompanhada de devoção produz três efeitos:
  • atrai a graça divina, 
  • purifica a alma e 
  • afasta o demônio.
Esse gesto de purificar-se com água benta atrai para nós graças divinas pela oração da Igreja. A Igreja orou sobre essa água com o poder da Cruz de Cristo. O poder sacerdotal deixou uma influência sobre essa água. 
Ao mesmo tempo, ela purifica parte de nossos pecados, tanto os veniais como o reato que fica em nossa alma. 
O terceiro poder da água benta é afastar o demônio. O demônio pode entrar perfeitamente numa igreja, seus muros não o retêm, o solo sagrado não o refreia. No entanto, a água benta é o que o afasta.
As pessoas costumam se queixar que se distraem muito na igreja; o demônio tem muito interesse em nos distrair justamente quando estamos em contato com as realidades sagradas. Por isso, é tão útil a água benta da entrada. Ainda usando a água benta podemos nos distrair, mas teremos a segurança de que isso procede de nós e não do demônio. 
Ainda que, com os olhos do corpo, não possamos ver a cruz que a água benta forma em nosso corpo ao nos purificarmos, o demônio, sim, pode vê-la. Para ele, essa cruz é de fogo, é como um coração que não pode traspassar. 
Insisto que se purificar como água benta ao entrar numa igreja não é mero símbolo, essa água tem um poder, um poder que Cristo ganhou com Seus sofrimentos na Cruz e que o sacerdote administra com toda a facilidade."

Fonte: José Antônio Fortea, Summa Daemoniaca, questão 66 (pg. 90-91). SP, Palavra e Prece, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.