26 de out de 2017

Formação Pessoal Intelectual


Nesta postagem gostaria de lançar um projeto. Projeto de Formação Pessoal Intelectual. Através deste projeto quero me colocar à disposição de quem deseje ajuda no campo da formação. É sabido que temos sérios problemas de formação em nosso país, e a busca pela formação e/ou vocação intelectual é algo muito necessário. Tenho entrado em contato com vários irmãozinhos que gostariam de iniciar um caminho de formação mas não sabem como fazer e por onde começar. Muitas vezes tomam decisões erradas, não baseadas na sua vocação, sem respeitar suas limitações e outras vezes começam pelo material errado e logo desanimam.

Tenho visto muitos sucumbirem ao passar pelos mesmos problemas que encontrei e, às vezes, até piores que os meus. E assim como eu, não encontraram onde se apoiarem ou pedirem ajuda. Diante disso, e de tudo o que Deus já fez por mim, sinto em meu coração o dever de não cruzar os braços e oferecer o pouco de ajuda que posso dar para auxiliar nesse caminho quem assim o desejar. Também estou neste caminho e creio que ele só terá fim no céu; e o que eu puder ajudar, quero me colocar à disposição. Tenho uma caminhada de mais de 24 anos de busca pelo conhecimento e espiritualidade. E há mais de 20 anos Deus acabou me conduzindo para trabalhar nessa área de formação com jovens e adultos. Ainda sou um aprendiz, mas sei que posso contribuir para minimizar o caos em que nos encontramos, que como nos diz o Senhor: "Meu povo se perde por falta de conhecimento" Oséias 4,6.

Sobre a importância da vocação intelectual, recomendo a leitura das postagens aqui neste blog sobre este temática tão importante. Este é o link para acessar especificarmente estes posts: http://www.missaocefas.org/search/label/Vida%20Intelectual.

Deixamos claro que não se trata de direção espiritual. Isso é papel mais próprio aos sacerdotes. Até recomendamos veemente que cada um tenha um diretor espiritual para auxiliá-lo nas questões mais íntimas e espirituais. A proposta, como disse, é fornecer um auxílio, uma orientação para a pessoa trilhar um caminho de leitura, estudos e meditação nas principais áreas de interesse que um católico precisa. A formação será feita de forma pessoal, um a um, seja presencialmente, seja virtualmente.

Essa disposição da minha parte vem depois de muito tempo de discernimento. Se trata de vocação e não moda ou interesses pessoais. De uma certa forma, já tenho me dedicado a isso, mas de forma difusa e desorganizada, de acordo com o pedido das pessoas eventualmente. Para fazer algo direito e com frutos, precisamos organizar o projeto. Devido a isso me dedicarei com mais atenção a esse projeto e colocarei meus materiais à disposição dos que estiverem neste caminho. A partir de então não vou mais poder ficar emprestando livros a todos como antes, pois eles serão os principais instrumentos que usarei nesta formação pessoa a pessoa.

Está lançada a proposta. Quem desejar, entre em contato comigo.
Deus nos abençoe! Shalom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.