10 de jan de 2018

10 frases de S. Afonso de Ligório sobre o cumprimento da Vontade de Deus






Santo Afonso de Ligório, Doutor da Igreja, fundador da Congregação dos Padres Redentoristas, nos deixou vários ensinamentos sobre como fazer a vontade de Deus e sobre a importância de estarmos unidos a Ele em todas as situações:

1. Se estivermos unidos à vontade divina em todas as tributações, é certo, vamos nos tornar santos e seremos os mais felizes do mundo.

2. Quem vive inteiramente unido e abandonado à vontade de Deus, não fica orgulhoso com seus sucessos, nem fica desanimado com os fracassos, pois sabe que tudo vem da mesma mão de Deus.

3. O segredo da santidade é: “Fazer o que Deus quer e querer o que Deus faz”.

 4. Não se preocupe em fazer muitas coisas mas procura realizar perfeitamente aquilo que ache ser da vontade de Deus.

5. Coloque as menores obrigações de seu estado antes das ações mais grandiosas e gloriosas, porque nessas pode haver lugar para o amor próprio, enquanto que naquelas se encontra certamente a vontade de Deus.

6. O verdadeiro amor consiste em nos conformarmos em tudo, com a vontade de Deus, em renunciar a nós mesmos e em preferir o que mais agrada a Deus, somente porque ele o merece.

7. Quem ama de verdade a Jesus Cristo, ama só o que lhe agrada e só porque lhe agrada, quando, onde e como ele quer; seja em trabalhos importantes ou em ocupações simples, numa vida distinta no mundo ou escondida e desprezada.

8. A santidade consiste: primeiro, numa verdadeira renúncia de si mesmo; segundo, numa total mortificação das próprias paixões; terceiro, numa perfeita conformidade com a vontade de Deus.

9. É melhor colocar como finalidade das nossas ações a vontade de Deus, do que a sua glória. Pois, fazendo a sua vontade, buscamos também a sua glória. Mas, propondo-nos a glória de Deus, muitas vezes nos enganamos fazendo a nossa vontade, com o pretexto da glória de Deus.

10. Não podemos ter maior garantia de agradarmos a Deus, do que aceitando de boa vontade as cruzes mandadas por Ele.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.