8 de jan de 2018

Sobre a mortificação das paixões



Segue abaixo algumas frases dos santos doutores sobre a mortificação das paixões. No final um link para um texto maravilhoso a respeito.


1 - É mister dar mais importância às virtudes que à mortificação. Esta última será um meio para aumentar as virtudes e será feita de acordo com a necessidade, na exata medida das forças pessoais.
(Santa Catarina)

2 – Não desprezo a penitência. Ela é útil para reprimir o corpo, quando ele se opõe ao espírito. Mas, filha querida, não a deves impor como norma. Nem todos os corpos são iguais, nem todos possuem a mesma resistência física.
(Santa Catarina)

3 – Para atingir o estado sublime de união com Deus, é indispensável atravessar a noite escura da mortificação dos desejos desregrados e da renúncia a todos os prazeres deste mundo.
(São João da Cruz)

4 – Desde  que me trato com menos cuidado e delicadeza, passo muito melhor.
(Santa Teresa)

5 – Prazer  e oração não se toleram.
(Santa Teresa)

6 – As melhores mortificações não são as que nós escolhemos, mas as que Deus escolhe para nós.
(São Fco Sales)

7 – As mortificações que nos vem de Deus ou dos homens, por permissão divina, são sempre mais preciosas do que aquelas que são filhas da nossa vontade.
(São Fco Sales)

8 - O que tem menos de nossa escolha, é o mais agradável a Deus e proveitoso para nossa alma.
(São Fco Sales)
9 – Os que procuram as mortificações voluntárias, caminham a pé sob o estandarte de Cristo. Aceitar, porém, as cruzes que Deus nos envia e pacientemente suportá-las, é andar a cavalo.
(São Fco Sales)
10 – As melhores mortificações não são as que nós escolhemos, mas as que Deus escolhe.
(São Fco Sales)

11 – O justo trata o seu corpo como um escravo. Mas como é feliz um homem, quando esse escravo lhe é de tal modo submisso que faz tudo o que lhe for ordenado!
(Santo Antonio)


Quero recomendar aqui este excelente artigo do site do Padre Paulo Ricardo com o tema "A mortificação, escada para subir ao céu":



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.