27 de mai de 2018

Liturgia das Horas brevíssima



Irmãos, a liturgia das horas é uma forma maravilhosa de manter o cristão em oração em vários horários do dia. É bem sabido que os leigos na correria da vida, na maioria das vezes, não tem tempo para se dedicar às várias orações e leituras dos salmos durante o dia. Eu mesmo tenho experimentado isso em minha vida apesar de sempre tentar fazê-lo, mas sem sucesso.

Devido a isso, estou tentando montar recursos brevíssimos para que possamos parar pelo menos alguns segundos para meditação durante o dia e se possível breves orações. Criamos uma sugestão abaixo que você pode seguir à risca ou adaptá-la de acordo com a sua realidade. Não importa, o que é importante é que você possa tentar manter a lembrança e meditação dos mistérios divinos durante o tempo diário, pois esta é a proposta da Liturgia das Horas.

Recomendo a leitura de um post mais antigo em que nós falamos sobre algumas coisas sobre nosso tempo católico, anual, mensal, semanal e diário: http://www.missaocefas.org/2017/10/ciclo-temporal-catolico.html.

Segue abaixo as sugestões por hora litúrgica e a explicação de cada hora:


  • Ofício das Leituras: Pode ser rezado em qualquer horário do dia, mas geralmente faz-se de manhã junto com a Laudes. Aqui temos leituras bíblicas e da Tradição, salmodia e algumas orações. Sugerimos aqui que você faça sua oração pessoal com Lectio Divinae. Eu fiz um vídeo sobre isso que você pode ver aqui: http://www.missaocefas.org/2016/02/oracao-pessoal-e-lectio-divinae.html.
  • Laudes: É a primeira oração do dia. Geralmente ao nascer do sol. Oração de louvor agradecendo a Deus mais um dia e começo do trabalho. Se não puder fazer a Laudes mesmo (o que seria o ideal) sugerimos aqui a contemplação do Santo Rosário.
  • Horas Médias: As horas médias são compostas de três horários distintos, às 9 da manhã, ao meio dia e às 15 horas da tarde. Para este período, que é o mais crítico, onde geralmente os leigos estão no trabalho, na correria do dia a dia, criamos três perfis de santos nas redes sociais que estarão publicando frases e textos breves para meditação nestes horários onde cada um pode configurar facilmente para receber notificação e ser avisado. A quem puder parar para ler, será bom, para quem puder parar, ler, meditar e fazer uma breve oração, será melhor ainda. Segue abaixo os horários médios com seus nomes específicos e a explicação de cada perfil que estará publicando: 
  1. Hora Terça que é rezada às 09:00h. Nesse horário selecionamos textos dos Padres da Igreja, o grande período Patrístico do início da nossa Igreja em que se guardou e solidificou o Sagrado Depósito pela Santa Tradição Apostólica. Para receber notificação você pode seguir tanto no Twitter quanto no Telegram acionando a notificação correspondente ao canal que preferir. O link para o Twitter dos Padres da Igreja é https://twitter.com/Patristico e o link para o Canal no Telegram é https://t.me/Patristico. Tentaremos manter diariamente um publicação às 9 da manhã dos Padres da Igreja. Acompanhe, medite e ore conosco.
  2. Hora Sexta que é rezada às 12:00h. Nesse horário selecionamos textos dos Padres do Deserto. Homens embriagados de Deus com grande conhecimento do ser humano que nos deixaram textos profundos e transformadores. O link para o Twitter dos Padres do Deserto é https://twitter.com/PadresdoDeserto e o link para o Canal no Telegram é https://t.me/padresdodeserto. Tentaremos manter diariamente um publicação ao meio dia. Acompanhe, medite e ore conosco. 
  3. Hora Nona ou Noa que é rezada às 15:00h, costumeiramente chamada hora da paixão. Nesse horário selecionamos textos de S. Tomás de Aquino, o Santo Doutor Mestre em Teologia. O estudo dos seus escritos é recomendado por vários papas e concílios. O link para o Twitter de S. Tomás de Aquino é https://twitter.com/STomasAquino e o Canal no Telegram é https://t.me/STomasAquino. Manteremos publicação todos os dias às 15 horas. Acompanhe, medite e ore conosco. 
  • Vésperas: São as orações do fim da tarde e início da noite, geralmente recomendada para o pôr do sol. Agradecimento pelo fim do dia. Se não puder fazer as Vésperas mesmo, faça uma oração de revisão sobre tudo o que ocorreu no dia e o que foi meditado, complementando a contemplação da Lectio Divinae feita pela manhã ou a meditação do Santo Rosário.
  • Completas: Para ser rezada à noite em preparação para dormir. Faz-se o ato de contrição entre outras orações. Aqui é importantíssimo fazer o exame de consciência diário recomendado e as orações junto à família antes de dormir.


É claro que o ideal seria se todos pudessem rezar o Ofício completo, mas aqui queremos não 'viciar' quem pode doar mais numa coisa 'menor', mas apenas compartilhar umas ferramentas que eu mesmo fiz para sanar minhas limitações. Faça parte desta busca por manter a oração em nossos lábios e a meditação em nossa mente durante todo o dia, santificando assim nosso trabalho e nossa vida diária. Que possamos nos unir buscando meios para minimizar as distâncias e facilitar o acesso ao Sagrado. Se você tiver outras idéias ou contribuições deixe seu comentário abaixo. Deus lhe abençoe. Shalom.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmão, deixe uma mensagem!!!


"Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da Luz" Rm 13,12
CEFAS, oriundo do nome de São Pedro apóstolo, significa também um Acróstico: Comunhão para Evangelização, Formação e Anúncio do Senhor. É um humilde projeto de evangelização através da internet, buscando levar formação católica doutrinal e espiritual.